2ª semana

Segundo turno

Nos dias seguintes ao debate presidenciável mais disputado dessa eleição, a corrida pelo planalto esquentou ainda mais. Nessa semana as redes sociais foram palco de batalhas de #hashtags e um depoimento revelador que colocou mais uma vez o Aborto no foco dessa campanha.

Múltiplas personalidades?

Expressões criadas durante
o debate pautam a militância


Durante o debate na Rede Bandeirantes as principais trocas de acusações giraram a respeito dos posicionamentos políticos e ideológicos explicitados pelos candidatos durante entrevistas e pronunciamentos que fizeram nos últimos anos.

Serra classificou Dilma diversas vezes durante o programa como "duas caras", em referência a facilidade com que a candidata mudaria de opinião frente a questões importantes. Em resposta, a petista rebateu as críticas tachando também seu adversário com a frase "você não é O cara, você tem mil caras!".

Eleitores simpáticos e militantes compraram as expressões lançando na rede uma série de conteúdos com referências às contradições cometidas pelos candidatos.

As hashtags #serramilcaras e #dilmaduascaras disputaram a liderança entres os tópicos mais comentados no Twitter durante toda a semana. Entre os vários links tuitados estavam também vídeos produzidos pelos usuários. Os dois mais vistos, um de cada lado, você confere logo abaixo.




Serra mil caras



No programa eleitoral do candidado tucano há uma seção que utiliza matrioshkas para se referir a falta de experiência da adversária que não teria 'conteúdo' como o Serra, seguindo a metáfora proposta pelo vídeo.

O usuário zeserrafail inverteu a ordem do trecho, colocando o vídeo de trás para frente. A nova narração inicia dizendo "A Dilma não tem nada a esconder, já o Serra...". A troca da 'brincadeira' foi elogiada por usuários e o vídeo acumula até o momento quase 40 mil exibições.

Os principais vetores de divulgação foram os blogs Conversa Afiada, Vi o Mundo, Amigos dos Presidente Lula e o Portal Luiz Nassiff. Já pelo orkut, as visualizações vieram graças à comunidade Votamos Dilma Presidente - PT e um inesperado tópico na comunidade do jogo de futebol online Cartola F.C..

Dilma duas caras



O vídeo acima acumula quase 185 mil visitas desde a última terça-feira quando foi postado. A edição é autoria do usuário exilado que desde o inicio do ano publica em seu canal do YouTube chacotas com a candidata usando trechos de entrevistas que revelam situações embaraçossas.

Nesse vídeo o foco das críticas é explorar contradições ao longo da campanha eleitoal. O videografismo faz um paralelo entre a "duas caras" e o Coringa da famosa série de quadrinhos Batman, colocando nela a mesma maquiagem do personagem.

Os principais vetores de divulgação foram o blog do Noblat, um tópico na comunidade Santos Futebol Clube e a própria capa do YouTube que destacou o vídeo quando reconheceu automaticamente a ascenção do mesmo entre os espectadores do site na semana.


Mônica Serra já fez aborto?

Ex-aluna da esposa de Serra dispara polêmica pelo Facebook


Logo pela manhã seguinte ao debate na Rede Bandeirantes a usuária Sheila Canevacci Ribeiro em seu perfil no Facebook publicou um texto com o título "Respeitemos a dor de Mônica Serra".

No texto a artista diz que o tema Aborto era recorrente durante as aulas da faculdade que tivera com a esposa do candidato do PSDB, sua ex-professora.

Ela relata que a principal motivação para o assunto era o trauma que Mônica carregava por ter abortado durante época da ditadura, em seu exílio no Chile.

Sheila afirma no início de sua mensagem que resolveu publicar a nota por ter ficado indignada com o "posicionamento escorregadio" de José Serra durante o debate e ainda completa:
Achei impressionante que o candidato Serra EVITA tocar no assunto da DESCRIMINALIZAÇÃO do aborto, evitando assim falar de saúde pública e de respeitar tantas mulheres, começando pela SUA PRÓPRIA MULHER. Sim, Mônica Serra já fez um aborto e sou solidária a sua dor.
O depoimento repercutiu nas redes sociais durante a semana e na grande mídia. Nesse sábado, o jornal Folha de São Paulo publicou a matéria "Monica Serra contou ter feito aborto, diz ex-aluna", com depoimentos de Sheila confirmando as informações da mensagem postada na rede social.

O título da matéria quando procurado na busca de blogs do Google já retorna mais de 2000 resultados. No Twitter, na tarde desse Domingo quando publicamos o post os termos "Mônica Serra" estavam entre os mais comentados.

A nota oficial no site do candidato nega os informações contidas na matéria e menciona indiretamente a mensagem de Sheila classificando-a como um boato.

0 comentários:

Para postar um comentário

O Radar Eleitoral utiliza o sistema Disqus para o gerenciamento de comentários, no entanto alguns navegadores não tem conseguido carregá-lo corretamente. Se você está vendo esta mensagem é provável que esteja usando um desses navegadores.

Para uma melhor visualização, experiência e segurança em sua navegação recomendamos o Mozilla Firefox.

Se preferir, faça seu comentário no campo abaixo e ele será posteriormente sincronizado com Disqus. Obrigado.