#debateband

Segundo turno


O ciclo de debates eleitorais mais uma vez começou pela Rede Bandeirantes de televisão. Diferentemente do realizado no primeiro turno, o debate de ontem foi bem mais disputado, sendo marcado principalmente pela intensa troca de acusações entre os candidatos.

O Radar Eleitoral acompanhou o termo #debateband pelo Twitter durante a exibição do programa e você confere a seguir uma síntese de impressões dos temas de maior destaque entre eleitores: Aborto, Segurança Pública e Privatizações.

Aborto


Apesar de não constar nos programas oficiais, o tema parece não querer sair mesmo do foco. Segundo analistas, a polêmica e os inúmeros boatos sobre o posicionamento de Dilma podem ter sido um dos principais motivos pela não vitória da candidata em primeiro turno.

Logo na primeira oportunidade de pergunta, a petista partiu para o embate direto se dizendo indignada com a campanha difamatória promovida por José Serra durante o Horário Eleitoral. Também afirmou que o vice dele, Índio da Costa, vem articulando grupos para promoverem calúnias contra ela, tanto nas ruas quanto na internet.

Em resposta, Serra iniciou sua fala dizendo que se solidarizava com quem recebe ataques pessoais. Em seguida, falou sobre a atual legislação do aborto e as denúncias de corrupção no governo da adversária, afirmando que o "povo precisa saber da verdade".

Na réplica, Dilma pediu para ele tomar cuidado para não ter "mil caras", lembrando que o tucano é réu em um processo de difamação contra ela: "É o primeiro passo pra Ficha Limpa!", disse. Ainda afirmou que é a favor da lei atual, mas que "prefere atender do que prender", em uma referência cruzada com a defesa da descriminalização da prática.

Em seu momento de tréplica, Serra reafirmou que a lei existente no Brasil é de 1940, que ele "nem estava aqui" no país e que ela não libera o aborto, apenas o permite em casos de estupro e risco de morte da mãe.

Lembrou também que ela foi implantada primeiro por uma prefeita do PT, Luiza Erundina, em São Paulo naquela época. Terminou dizendo: "Eu nunca defendi a liberalização do aborto. Você defendeu e de repente passa e dizer outra coisa. Quanto a Deus, a mesma coisa".


  • Camila Vasconcelos
    milavasconcelos Eita, lá vai Serra falar do aborto... #debateband

  • Lucas Félix
    lucasfelix Serra muda completamente de assunto e coloca o aborto na roda de discussões. #debateband

  • Rodrigo Otávio
    rotaviooliveira Aborto, sigilo, calúnia, réu, crime, difamação, vinte caras... eles podiam deixar esta troca de ofensas pra depois, não? #DebateBand

  • Victor Copola
    Victorcopola Meu.. essa criminalização do aborto só deixa o pobre em péssimos lençóis.. o rico sai do país e faz. #debateband

  • Alexandre Inagaki
    inagaki E o #DebateBand começou quente. Dilma e Serra citando blogs, campanhas caluniosas e a questão do aborto.

  • Thássius Veloso
    thassius A lei garante o aborto em dois casos. Deveria ser em todos! Decisão da mulher. #DebateBand

  • Rodrigo Otávio
    rotaviooliveira Aborto é pauta do debate. O próximo presidente do Brasil terá como prioridade a discussão do aborto? #MarinaFeelings #Debateband

  • Fernando Miyashiro
    nandomiyashiro #Dilma sobre aborto: "Entre atender e prender, eu vou atender". Ou seja: Entre descriminalizar e criminalizar, descriminalizará! #DebateBand



  • Segurança pública


    Em seu momento de questionar, Serra mudou o foco para a temática de Segurança Pública. Citou exemplos de estados que segundo ele tiveram aumentos significativos de criminalidade nos últimos anos, como é o caso da Bahia. Disse ainda que São Paulo é um dos únicos que tem conseguido reduzir esses números.

    Muitos usuários não concordaram com as afirmações de Serra, e assim como em outros debates, vários paulistas e demais moradores do estado apresentaram relatos que contradizeram o ex-governador.

    O candidato continuou sua exposição, apresentando uma proposta de criação de uma Guarda Nacional para vigiar as fronteiras brasileiras. A ideia é reduzir o tráfico de drogas e pressionar governantes de países vizinhos a combater as quadrilhas. O candidato completa perguntando a Dilma porque ela é contra um Ministério da Segurança Pública, proposta do candidadato do PSDB que propõe que a esfera federal articule melhor com estados e municípios o enfretamento do problema.

    Na resposta Dilma afirmou: "A primeira experiência bem sucedida, e você deveria se informar, foi entre o governo federal e os estaduais. Você também precisa se informar de que já existe a Força de Segurança Nacional".

  • Marcelo Soares
    msoares Serra: "queria saber por que a candidata é contra a criação do ministério da segurança" #debateband

  • Ana Flavia Ramos
    anaflaviacernic Segurança, Serra? Você entende muito disso, deve ser por isso que o PCC é incontrolável em SP. #DebateBand

  • Ernesto Diniz 
    ernestodiniz Serra criticando as questões de segurança do PT. Dilma, lembra ele da crackolândia e de como São Paulo tá linda! #DebateBand


  • bdramali
    bdramali Acompanhem o #debateband. O confronto tá mais direto, e agora o assunto aborto e Deus acho que acabou. O tema agora é segurança pública.

  • Nil França
    nil_franca Segundo o Serra não houve mais ocorrências de segurança em SP. Em qual SP? Porque nesta aqui segue o caos e a guerra... #debateband

  • Elemar do A. Divino
    erudivo E quem é o Serra pra falar em segurança? Não foi em São Paulo que teve a Civil e a PM trocando tiro? Faça-me o favor! #DebateBand

  • Márcio Takao
    marcio_takao Resumo do #debateband: aborto, privatizações, segurança pública, trololós, beleléus, blablablás... #Indeciso!



  • Privatizações


    O terceiro tema mais comentado teve início quando Dilma perguntou a seu adversário quantas privatizações aconteceram durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Serra não respondeu, contra-atacando com o argumento de que o PT também fez privatizações durante seus 8 anos.

    A candidata lembrou que Serra, além de ministro da Saúde, também foi Ministro do Planejamento e um dos comandantes do setor do governo que na época comandava as privatizações.

    Em outros dois momentos do debate o assunto voltou a pauta, provocando reações dos usuários que recriminaram a insistência da petista no tema. A discussão permitiu que a candidata explicitasse o que segundo ela é a principal diferença entre os projetos dos candidatos.

    Segundo Dilma, enquanto os adversários financiam mais investimentos externos com o dinheiro público, o governo do PT tem investido preferencialmente no empresariado nacional.

  • Stefanie Macêdo
    FannyMacedo Enfim, mudança de pauta! Vamos as privatizações #debateband

  • ciczan
    ciczan Aborto e privatizações, dois assuntos que não vão levar em nada. Só pra se atacar. #debateband

  • Eduardo Kimpara
    ekimpara Hmm... Dilma lembrou daquela entrevista do FHC, dizendo q o Serra foi um dos incentivadores das privatizações. E agora, José? #debateband

  • Edkallenn Lima
    edkallenn Serra tenta mentir sobre as privatizações! Felizmente todo mundo sabe que eles (PSDB) entregaram empresas a preço de banana! #debateband

  • Erika Correia
    ErikaLHCorreia #debateband - toda campanha toca-se nas privatizações. Troque o disco, esse assunto já tá passado..

  • Daniel Cara Educação
    DanielCara O debate sobre as privatizações é interessante, explicitou clivagens ideológicas entre Dilma e Serra. #DebateBand #Eleicoes2010


  • E para você?

    Qual candidato se saiu melhor?

    Deixe suas impressões desse primeiro debate do segundo turno logo abaixo no campo de comentários

    0 comentários:

    Para postar um comentário

    O Radar Eleitoral utiliza o sistema Disqus para o gerenciamento de comentários, no entanto alguns navegadores não tem conseguido carregá-lo corretamente. Se você está vendo esta mensagem é provável que esteja usando um desses navegadores.

    Para uma melhor visualização, experiência e segurança em sua navegação recomendamos o Mozilla Firefox.

    Se preferir, faça seu comentário no campo abaixo e ele será posteriormente sincronizado com Disqus. Obrigado.