Horário eleitoral

Começou na terça-feira o Horário Político Eleitoral. Sempre nesse dia, e também às quintas e sábados, 25 dos 50 minutos são dedicados aos candidatos à presidência da república. Nós acompanhamos a movimentação das menções dos presidenciáveis no Twitter e você confere a seguir um panorama do que os usuários comentaram.

José Serra

7'18''54
  • Diego Lakatos
    diegdivakatos @joseserra_ fala sobre educação e crack. Escdivas de SP estão em estado deploravel. E em 16 anos não resdivveram o problema da cracdivandia
  • Michell Niero
    michellniero Começou o horário pdivítico. @joseserra_ querendo dar uma de "apenas um rapaz latino americano" . Me poupe.
  • Michel Fonseca
    MichelFonseca - Qual o melhor Ministro da Saúde que o Brasil já teve? - @JoseSerra_! Duvido que alguém saiba o nome de outro.
  • Leo Veneza
    leoveneza Adoro essa música do De vdivta pra minha terra no programa de @joseserra_!
  • Gabriel H. Barbosa
    gabrielhbarbosa Programa do @joseserra_ fantástico. Vamos esperar pelo do PT agora.
  • Luiz Felipe Alves
    JovemLog @joseserra_ terminou seu primeiro programa eleitoral na TV aproveitando a Cidade Cenografica da novela Duas Caras?
  • Leonardo Alves
    leorsa @joseserra_ no horário pdivitico "não consegui criar um genérico para careca" hauhua , Boa presidente!!!
  • Mary A.S.
    MaryASL Começou o hor.pdiv. na tv. Favela estilizada criada em estúdio por @joseserra_ é uma afronta aos moradores de comunidades do país.
  • -- this quote was brought to you by quoteurl
    José Serra foi o primeiro no horário eleitoral gratuito a transmitir seu programa, recheado de propostas e promessas. O candidato procurou explorar sua ligação com a Saúde, apontando feitos durante sua passagem pelo Ministério.

    Foram 4 programas semi-inéditos exibidos nos dois dias. No entanto, no site oficial do candidato, só encontramos disponíveis dois diferentes. Todos, de alguma forma, contaram brevemente a trajetória do candidato como líder estudantil, professor e político.

    A performance de Serra foi o ponto alto comentado pelo tuiteiros, que elogiaram a simpatia que ele parece transmitir no vídeo. O fato dos jingles apresentados trabalharem com ritmos como samba e forró também foi muito comentado, tanto positivamente, quanto negativamente.

    No entanto, diferente do que esperam seus apoiadores, já que o candidato possui uma base forte em São Paulo, muitos usuários desse estado comentaram o fato de que o "Zé", como é chamado no jingles, não resolveu por lá os problemas que promete resolver no Brasil. Um exemplo de mensagem desse tipo é a do @diegolakatos, a primeira no quadro ao lado.


    O ponto mais criticado no programa foi uma favela cenográfica. Justificada posteriormente pelos produtores do vídeo, o cenário tem uma aparência extremamente artificial e foi ironizado por partidários dos concorrentes. A candidata Marina Silva, no dia seguinte a propaganda, fez também um comentário chamando o lugar de "favela virtual".

    Dilma

    10'38''55
  • Dilma13
    dilmanaweb @DILMABR AGORA NA Tv!
  • Rafael Marimon
    RafaelGM A @dilmabr é tão doida que rasga dinheiro #dilmafacts
  • Rubens Fonseca
    Rubaofsc Ate em programa gravado a @dilmabr gagueja.

  • Julio Jacob Junior
    juliojacobjr Enquanto @joseserra_ apresenta propostas @dilmabr diz que rasga dinheiro desde crianca ! #SouSerra
  • Marcelo Loureiro
    marceldivfoto @dilmabr sim, não esconde que lutou pela democracia do Brasil nos anos de chumbo.
  • Brenda Kalinsqui
    brendakalinsqui Muito drama no horario reservado à @dilmabr

  • Bruno Bonetti
    brunobonetti O primeiro filme da @dilmabr é idêntico ao do Lula de 2006 http://migre.me/15o9B Confiram! Das cores ao fundo externo, mimetização pura!!!

  • Maria Cardivina
    mar_cardivina Ameei. Programa da @dilmabr usa a mesma identidade visual do site. Fontes, fotografia, tudo. Amei

  • -- this quote was brought to you by quoteurl
    O programa de Dilma Rouseff foi o mais elogiado. A produção, os elementos narrativos e a fotografia apurada foram os pontos altos, que em conjunto tentaram explorar o lado emocional do eleitorado.

    Foram dois programas inéditos nessa semana, exibidos de forma alternada. O primeiro programa fez paralelos entre vida da candidata e a do presidente Lula, contando como suas histórias se 'cruzaram'.

    A performance da candidata foi o maior alvo das críticas. Além de falarem novamente sobre a suposta gagueira, um episódio de infância contado no programa pela candidata também foi muito comentado.

    O segundo programa procurou aproximar ainda mais a figura de Dilma a do atual presidente. Lula teve presença forte no vídeo, dialogando diversas vezes com a candidata.



    O vídeo acima, realizado para a campanha de Lula em 2002, possui uma estética bastante próxima a do programa de Dilma, conforme aponta o usuário @brunobonetti ao lado. Trilha sonora e edição privilegiam aspectos que mexem com o coração do eleitor.

    Marina Silva

    1'23''22

  • Thais Nogueira Lopes
    thaisnlopes Agora a @silva_marina vai falar! #euvotomarina

  • Helder Nozima
    nozima A evangélica @silva_marina é evdivucionista e atribuiu a criação à natureza. #horárioeleitoral

  • Francisco Azeredo
    chicoaragao Só eu notei ou vocês também notaram que a @Silva_Marina começou o horário eleitoral hoje dizendo que não é criacionista? "4 bilhões..."

  • Jerônimo Strehl
    Jeromix @silva_marina começou gerando terror, mostrando por meio de imagens genéricas nosso belo planeta e a ameaça do aquecimento global

  • Jean Quenehen
    Jean_7 @silva_marina Vi seu programa na TV e gostaria de saber como uma pessoa que acredita em Deus fala em evdivucionismo?

  • KLEBER DOMINGOS
    gonevibe @Silva_Marina assisti hoje tua campanha a tarde... me lembrou documentarios da Discovery Channell... Cade os propósitos?

  • Rodrigo Grossmann
    rodrigogrossman Dilma 10 minutos chorando, Serra 7 minutos se descabelando, @silva_marina 1 minuto falando sério. Se liga povo se é pra mudar muda mesmo!

  • Ricardo Leone
    rickleone Lindo! @silva_marina sequer falou seu número partidário, aproveitou seu pouco tempo para passar sua honrosa mensagem. http://migre.me/15uLk

  • -- this quote was brought to you by quoteurl
    Marina apresentou um programa inédito nas tardes dessa semana, com reprises à noite. O de terça fez um alerta para os problemas ambientais que enfrentamos devido a interferência humana no planeta. Já na quinta, apresentou-se a história de vida da candidata.

    Mesmo com o tempo curto, a produção do programa, assim como o de Dilma, foi elogiada por usuários e especialistas em marketing político. Os vídeos fazem paralelos com o conteúdo do site, estendendo a experiência do eleitor que sai da TV e acessa também endereço. Sozinhos, são peças que instigam, mas não convencem, conforme apontaram usuários.

    Um dos pontos mais questionados no primeiro dia foi o possível conflito entre a orientação religiosa da candidata e o início do vídeo onde se afirma: "Aqui a natureza demorou 4 bilhões para criar a incrível diversidade(...)". Enxergou-se aí uma suposta postura evolucionista em contradição à religião da candidata que crê no criacionismo.

    Confira no vídeo abaixo ela novamente falando, em tom de brincadeira, em "evolução".
    No site oficial, duas páginas fazem referência ao ensino do criacionismo em escolas.

    Na seção Marina Responde: Criacionismo há um vídeo e uma citação em que a candidata afirma: "(...) nunca defendi essa tese e nem me considero criacionista. Porque o criacionismo é uma tentativa de explicação como se fosse científica para responder a questão da criação em oposição ao evolucionismo. Apenas acredito em Deus.".

    Na outra página, Você defende o ensino do Criacionismo nas escolas? a candidata explica a origem dessa polêmica. Ela envolve a defesa que fez ao ensino dessa teoria em uma visita a um colégio adventista realizada em 2008.

    Como é dividido o horário?

    Uma das maiores dúvidas entre os eleitores gira em torno do tempo que cada candidato a presidência tem reservado para seus programas eleitorais. O cálculo é feito da seguinte forma: dos 25 minutos, 1/3 é dividido igualmente entre os candidatos. Os 2/3 restantes são distribuídos proporcionalmente ao número de deputados federais eleitos na última eleição que componhem cada uma das coligações.

    Essas regras estão dispostas na resolução nº 23.191, que entre além dessas, também regulamenta outros aspectos das campanhas eleitorais, como é o uso da internet.

    Ao lado, um infográfico demonstra a composição da Câmara dos Deputados Federais segundo as eleições de 2006 e as coligações realizadas em 2010. É com base nesses dados que foi realizado o cálculo do tempo que cada coligação tem para apresentar seus candidatos.

    Coligações 2010

    695ae228-ad61-11df-a42f-000255111976 Blog_this_caption

    0 comentários:

    Para postar um comentário

    O Radar Eleitoral utiliza o sistema Disqus para o gerenciamento de comentários, no entanto alguns navegadores não tem conseguido carregá-lo corretamente. Se você está vendo esta mensagem é provável que esteja usando um desses navegadores.

    Para uma melhor visualização, experiência e segurança em sua navegação recomendamos o Mozilla Firefox.

    Se preferir, faça seu comentário no campo abaixo e ele será posteriormente sincronizado com Disqus. Obrigado.