Debate Globo

Em um debate marcado pela falta de confronto direto entre os dois principais presidenciáveis, muitos dos momentos de expectativa foram traduzidos em poucos confrontos de propostas. Nós acompanhamos as repercussões do #debateglobo durante essa sexta-feira pelas redes sociais Twitter e Facebook. As impressões dos usuários sobre os candidatos e o programa você confere na sequência.

  • SH@LEV
    billyenatan DEBATE GLOBO: Serra e Marina foram os melhores, Dilma se esquivou e Plinio tentou. Resultado veremos Domingo. #debateglobo #g1debate

  • Willian Renan
    willianrenan Impossível acompanhar a tag #debateglobo ontem. A cada 3 segundos mais de 1000 citações.

  • Raphael Barbosa
    rapha_mac #debateglobo de ontem... vencedor: William Bonner... perdedor: telespectador

  • José Carlos Aragão
    balmacedaparker A "formula matemática" de Oswald de Souza não deu certo. Evitou o que mais se esperava: o confronto Dilma x Serra. #debateglobo


  • Cristiano Pavini
    crispavini Serra decepcionou muita gente, simpatizantes ou não. Todos aguardavam o duelo com Dilma #debateglobo

  • Thamíris Fagundes
    Tha_Fagundes Juro que tentei ler tds os twits sobre o #debateGlobo que estava na minha TL, mas não dei conta!! Até os twits deram sono.. #Debate

  • André Leite
    andleite Opinião sobre o debate na Globo ontem: achei tão sem gracinha... Pareceu uma propaganda eleitoral extendida. #debateglobo


  • Fernando Toledo
    fernandoquest Absolutamente ninguém falou sobre educação no #debateglobo mesmo tendo oportunidades de perguntas com temas livres!

  • Luciano Ozanan
    lucianoozanan Mais um #debateglobo sem graça. Niguém falou sobre educação.

  • Manoela Rosa
    manurosaa #DebateGlobo = fracasso. Poucos temas relevantes, não havendo debate sobre educação, descriminalização do aborto, política economica, etc

  • O sentimento geral foi de um programa morno no qual a expectativa pré-debate gerou muita "promessa", mas pouco se cumpriu no ar.
    A participação dos usuários na internet foi intensa, o termo #debateglobo atingiu várias vezes durante a exibição do programa, e ao longo dessa sexta-feira, o topo dos termos mais comentados do Twitter.
    Segundo o apresentador William Bonner, o sistema de sorteio aplicado ao debate foi pensado a pedido da Rede Globo por um matemático para que todos tivessem a oportunidade de falar.

    No sistema, cada candidato teve um bloco para iniciar a rodada de perguntas. Em seguida, aquele que respondeu deveria perguntar a outro que ainda não havia participado no bloco em questão.

    Esse modelo produziu uma situação na qual Dilma perguntou a Marina e a Plínio, fugindo do embate direto com José Serra. Por sua vez, nas duas oportunidades que teve para questionar sua principal adversária, o candidato preferiu indagar Marina.
    A falta do tema Educação foi sentida pelos usuários no debate. Entre blocos de temas sorteados e livres à escolha do candidato, falou-se de legislação trabalhista, ferrovias e transportes, dos desastres ambientais, de impostos e de saúde.

    Sobre as propostas


  • JASON ALBUQUERQUE
    J_albuquerque Hj o #debateglobo não serviu para absolutamente nada! Sem propostas, sem confrontos, sem emocao. Foi pra Dilma q fica do jeito q esta!

  • Isabelly
    belly_araujo Quando a Dilma vai aprender a apresentar propostas e não resultados (do Lula)? #debateglobo

  • Gleyce Perrout
    gperrout Ahh, eu estava muito animada pra ver o debate, mas eles acabaram com minha animação. Cadê as boas propostas ? #debateglobo
  • Assim como em outros debates, as opiniões dos usuários foram divididas sobre qual o melhor candidato. O consenso é de que nenhum deles cumpriu com louvor as expectativas de seus apoiadores.

    Ao lado, o usuário Renato Alves faz a diferenciação de propostas - ideias registradas pela coordenação de campanha dos candidatos - e promessas - ideias apresentadas sem lastro legal com o TSE.

    Doações (não) oficiais


    Na tréplica para uma pergunta de Plínio sobre as coligações partidárias que apoiam a candidata, Dilma fez uma afirmação de duplo sentido:

    Eu gostaria de dizer que nós registramos todas as doações que são oficiais na minha campanha. (...) E gostaria de deixar claro que TODAS as doações são oficiais. Lamento os risos de quem tem outras práticas. A minha não é essa."

    Confira no vídeo ao lado a fala da candidata, momento esse extremamente comentado e debatido nas redes sociais durante e após o debate. A maioria dos usuários considerou uma gafe o ato falho de Dilma.


    O vídeo com o momento da gafe de Dilma é um dos mais vistos e comentados do dia de hoje. Até o momento, são mais de 10 mil visualizações, ao somarmos os números dos 11 uploads do trecho no YouTube.

  • Ricardo Pires
    _ricardopires Ráááá dona Dilma, quer dizer então que nem todas as doações p/ sua campanha são legais né!? #debateglobo
  • Pedro Rato
    ppcrato @dilmabr finalmente disse uma verdade: "Todas as doações que são oficiais estão registradas" E as doações não oficiais...?!?! #debateglobo
  • Gilberto Bruno
    GilbertoBruno Gafe do Debate: "Minha candidatura registra todas as doações oficiais que são feitas", - disse a candidata à presidência Dilma. #DebateGlobo
  • Alba Moura
    albinhamoura Dilma: "Nós registramos nossas doações oficiais no TSE." / Plateia: HAHAHAHAH Mas e as NÃO oficiais, Dilma? Que gafe! #debateglobo

  • Sidney Magri
    sidney_magri #debateglobo A melhor da noite foi da @Dilmabr: "as doações oficiais são registradas". As não-oficiais, favor tratar com o Delúbio.
  • Dilma começou o programa bastante tensa, assim como os demais candidatos. Durante o programa, respondeu as perguntas de seus adversários apoiando-se em números do governo de seu antecesseor, como fez em outros oportunidades. Seu desempenho foi considerado mediano pelos usuários.

    A "régua" do Serra



  • Marco A.
    marc_says A Régua do Serra está nos TT's, legal ver no que o povo presta atenção no Debate Presidencial, rs #debateglobo
  • Hebert Regis
    hebertregis1 Pensei na mão do Serra medindo Marina e Dilma. RT @rodrigoalves84 Não pegou bem essa de Serra de "usando minha régua" #debateglobo
  • Maximino Alencar
    HeyMaxJr Serra: "Se eu fosse usar minha régua pra ficar medindo".... Tá meio sexual isso #debateglobo
  • O episódio mais comentado de Serra durante o debate ocorreu a partir do uso de uma metáfora que provocou duplo sentido nas interpretações dos usuários.

    Como @marc_says fala ao lado, o termo "Régua" atingiu rapidamente uma posição de destaque entre os termos mais comentados no Twitter.

    O desempenho do candidato foi considerado também mediano, graças ao não confronto com sua principal adversária. Quando teve oportunidade de escolher, Serra não perguntou a Dilma Rouseff frustrando uma parte de seus eleitores que reclamaram da atitude.

    Ceifando vidas


  • Ellen
    EllenPanaro Marina pergunta a Serra: o que vc vai fazer para que não repitam desastres ambientais ceifando as vidas de pessoas. #debateglobo
  • Bruno Gustavo
    buclockwork Marina....a palavra ceifando ainda existe? #debateglobo
  • Érika Guedes
    erikanotweet Ceifando, prosperando...tá uma parada gospel isso aqui, rs. #debateglobo


  • O desempenho da candidata Marina Silva foi considerado bom, mesmo tendo usado por diversas vezes um vocabulário mais rebuscado que o normal.

    Um exemplo foi o verbo 'ceifar', que foi utilizado tantas vezes pela candidata que os usuários começaram a fazer piadas sobre a situação.

    0 comentários:

    Para postar um comentário

    O Radar Eleitoral utiliza o sistema Disqus para o gerenciamento de comentários, no entanto alguns navegadores não tem conseguido carregá-lo corretamente. Se você está vendo esta mensagem é provável que esteja usando um desses navegadores.

    Para uma melhor visualização, experiência e segurança em sua navegação recomendamos o Mozilla Firefox.

    Se preferir, faça seu comentário no campo abaixo e ele será posteriormente sincronizado com Disqus. Obrigado.