3ª semana

Segundo turno

Diferente da primeira, nessa terceira semana do segundo turno foi José Serra o maior alvo do disse-não-me-disse que vem marcando essa campanha. O candidato esteve no centro de uma confusão que envolveu militantes do PT e foi também alvo de um vídeo que brinca com seu slogan oficial.

Assim como sua adversária, devido aos inúmeros boatos que circula a seu respeito, o site oficial de José Serra estreiou o Combata e Mentira. A seção é dividida em áreas: Aborto, Bolsa Família, Campanha, Concursos Públicos, Privatizações, Quebra de Sigilo e Zona Franca de Manaus; tendo cada uma pelo menos uma postagem que procura dar a versão do tucano para as acusações que são feitas a ele.

Bola de papel ou rolo de fita crepe?

Embate de manifestantes termina em agressão a Serra

Na quarta-feira, Serra realizava uma caminhada em Campo Grande, na zona oeste do Rio, quando se viu em meio a uma manifestação que contava com participação de petistas.

Os militantes começaram a discutir com seguranças do PSDB que não os deixavam se aproximar do tucano. Os ânimos se exaltaram e do bate-boca para o confronto físico foi um pulo.

Quem acompanhou a confusão pelo Twitter em tempo real percebeu que tuites relacionados ao termo "Serra" davam conta que candidato fora atingido por algum objeto e que por isso teria interrompido a caminhada.

As especulações foram várias, desde de fita adevisa, fita crepe até mesmo um esparadrapo. Outros comentavam que teria sido algo mais leve, como uma bola de papel.

O candidato dizia se sentir mal e assim foi ao um hospital para realizar exames, inclusive uma tomografia. Poucos minutos depois, quando noticiado o fato pelos portais de notícias na internet, muito rapidamente subiu entre mais comentados no microblog o termo #boladepapelfacts. Desde então ele não saiu mais de lá.

O fato foi amplamente noticiado nos veículos de comunicação e o consenso era de que a agressão, de fato, fora um absurdo, independente do que havia sido jogado. A grande divisão das coberturas aconteceu sobre as reações de Serra. Teria ele fingido ou não o mal estar?

Enquanto a Rede Globo, no Jornal Nacional, enfatizou o fato do candidato ter sido atendido em dois hospitais após o ocorrido, o Jornal do SBT apresentou uma reportagem que mostrava uma diferença de 20 minutos entre a batida da bola na cabeça de Serra e o abandono da caminhada por não estar passando bem.

Repercussão


No outro dia pela manhã, o presidente Lula acusou Serra de ter fingido o mal estar. Em sua fala, ele fez uma comparação do candidato com o goleiro chileno Roberto Rojas, que simulou um corte na testa durante a partida contra o Brasil, na eliminatórias da Copa do Mundo de 1989.

Simpatizantes com o PT inventaram então o marcador #serrarojas, para criticar o tucano. Em contra-partida, militantes tucanos rebateram com #lulamente. O festival de #hashtags estava armado durante o restante da semana e na sequência surgiram outros como #dilmamente, e mais tarde em reposta a uma nova matéria, a tag #globomente.

A reportagem exibida na noite apontou que Serra fora agredido não uma, mas duas vezes: na primeira por uma bola de papel, e na sequência por um objeto mais pesado, que uma das fontes da matéria detalhou como rolo de fita.

Os programas de TV dos candidatos desde então vem explorando o notíciario, cada um com sua versão e edições da matérias. Mais abaixo você confere um vídeo com uma edição da duas matérias.

Entre os vídeos mais vistos sobre os candidatos nesse semana, o primeiro ao lado é relativo ao caso da bolinha de papel explicado na seção anterior. O segundo, é o áudio da Missa do Canindé, que acontece todos anos em Pernambuco, onde o candidato Serra viajou para participar.

Francisco Gonçalves, padre que celebrava a missa, fala sobre a utilização do culto para política, reclamando da confusão com a chegada da comitiva do PSDB e também de panfletos caluniosos distribuídos no local.

Serra é do bem




Enviado na sexta-feira, o vídeo acima desloca o mote oficial do tucano, "Serra é do bem", para criticar o candidato. Com o auxílio de um jingle veículado no programa de rádio do PT, o vídeo é basicamente um slide de foto-montagens que fazem paralelos com a campanha original de Serra.

O usuário talokomermo foi cadastrado no dia 22 de outubro, mesmo dia do envio do vídeo. Ele é o único no perfil, o que levantou suspeitas entre os internautas sobre quem realmente fez o vídeo.

Com quase 112 mil visualizações, segundo as estatísticas do vídeo disponíveis no YouTube, ele foi divulgado principalmente pelo orkut, incluive na comunidade José Serra Presidente.

No que se refere...




O vídeo mais visto essa semana relativo a Dilma Rousseff foi postado na segunda-feira. Com atuais quase 290 mil visualizações, ele é uma produção dos blogs de humor Não Salvo e Kibe Loco.

Utilizando imagens do debate Rede TV!/Folha de São Paulo, que aconteceu no domingo anterior, a ideia foi contabilizar quantas vezes a candidata do PT falou a expressão "No que se refere" durante o programa.

Os principais fontes de visitas são os blogs do jornalistas Augusto Nunes, da Veja, e o Noblat, do jornal O Globo. Já no orkut, a maioria dos acessos vieram das comunidades José Serra Presidente e Esporte Clube Vitória.

0 comentários:

Para postar um comentário

O Radar Eleitoral utiliza o sistema Disqus para o gerenciamento de comentários, no entanto alguns navegadores não tem conseguido carregá-lo corretamente. Se você está vendo esta mensagem é provável que esteja usando um desses navegadores.

Para uma melhor visualização, experiência e segurança em sua navegação recomendamos o Mozilla Firefox.

Se preferir, faça seu comentário no campo abaixo e ele será posteriormente sincronizado com Disqus. Obrigado.