Debate Record

Na noite de ontem, 28 de setembro, a Rede Record de Televisão promoveu um debate com os quatro principais candidatos a presidência da república. O Radar Eleitoral acompanhou as repercussões ao longo dessa segunda-feira na rede social Facebook a procura de impressões dos usuários sobre a performance dos presidenciáveis e o resultado você confere a seguir.



Logo após o fim do debate na TV, a reação de alguns usuários foi de frustração. O comentário do Júlio Cesar Silva ilustra uma fala recorrente: "onde estavam as propostas?".
Candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio se sobressaiu dos concorrentes com sua performance 'cômica', tal qual aconteceu em outros debates.

O fator novidade e a 'espontaneidade' das falas dele são os pontos altos comentados pelos usuários do Facebook que ponderaram seu desempenho, variando desde o 'virei-fã' até as duras críticas sobre seus comentários a respeito do Irã e a possibilidade do país ter uma bomba atômica, logo no início do debate.

Entres os demais candidatos as opiniões foram também divididas:
Dilma estava visivelmente nervosa e alguns usuários compararam seu desempenho com o do primeiro debate televisivo.

Ela não chegou a gaguejar, mas muitas de suas respostas foram consideradas evasivas. Tatiane Marsilli é categórica e comenta acima "a falta de habilidade de Dilma com as palavras".

O ponto alto da candidata, comentado mais abaixo pelo Flávio Loureiro, aconteceu quando Dilma perguntou a sua concorrente Marina Silva sobre as denúncias de corrupção que ocorreram durante os sete anos em que esta era Ministra do Meio Ambiente.
A atualização do Hélio Macedo ao lado demonstra uma atitude comum durante essa segunda-feira. Ao longo do dia, Serra teve várias de suas falas ditas durante o debate citadas por usuários da rede social, na íntegra.

Alimentados pelo perfil oficial do candidato, atualizado durante o programa, os apoiadores do PSBD limitaram-se a reproduzir as afirmações enviadas pelo assessores. Essa situação aconteceu também com a candidata Marina Silva.

A impressão geral sobre José Serra era de um candidato perdido, como comenta Claúdio Conceição, um pouco mais abaixo. Para os usuários, faltou em alguns momentos pulso e bons argumentos a ele para virar o debate ao seu favor.
Marina Silva teve seu desempenho classificado como ótimo por vários usuários. A candidata foi lembrada na rede social por seus não ataques pessoais aos adversários e pela clareza das respostas, conforme comentou Clarice Azevedo logo acima.

A discurso da sustentabilidade se manteve e faz eco entre seus eleitores. Um comentário recorrente sobre a candidata era a capacidade de Marina em ser incisiva e não agressiva durante suas perguntas.

Houve também quem considerou a candidata evasiva nas respostas, como Dilma, em uma tentativa de agradarem o máximo número de pessoas que as estavam assistindo.

0 comentários:

Para postar um comentário

O Radar Eleitoral utiliza o sistema Disqus para o gerenciamento de comentários, no entanto alguns navegadores não tem conseguido carregá-lo corretamente. Se você está vendo esta mensagem é provável que esteja usando um desses navegadores.

Para uma melhor visualização, experiência e segurança em sua navegação recomendamos o Mozilla Firefox.

Se preferir, faça seu comentário no campo abaixo e ele será posteriormente sincronizado com Disqus. Obrigado.