#debatetvcatolica

Exibido na noite dessa segunda-feira, o Debate da rede de TVs católicas trabalhou com temáticas que interessam tanto a comunidade católica, o que abrange uma grande parcela do país, quanto outros grupos religiosos e demais interessados em saber as opiniões dos candidatos envolvendo temas polêmicos como o Aborto e o uso de imagens sacras em repartições públicas.
Mediado pelo padre Antônico Cesar Moreira Miguel, diretor geral da TV Aparecida, o encontro reuniu Marina Silva, José Serra e Plínio Sampaio perante o público de mais de 200 emissoras de rádio e quase duas dezenas de TVs que fazem parte da rede católica. A não presença de Dilma, candidata do PT, já estava anunciada desde a última quarta-feira, dia 18.

O debate aconteceu durante duas horas e foi dividido em quatro blocos: no primeiro, perguntas do mediador; em seguida, de jornalistas das TVs das redes católicas; no terceiro as perguntas vieram de representantes de pastorais e movimentos ligados à Igreja Católica; no último, três perguntas finais realizadas pelo mediador no quadro "Como você resolveria o problema?".

O clima do debate foi de momentos de total tensão, quando foi discutido do Plano Nacional de Direitos Humanos, por exemplo, à momentos descontraídos, com as já famosas tiradas do candidato Plínio de Arruda.

A seguir você encontra um panorama sobre as reações às falas dos candidatos Marina Silva e José Serra durante o debate, e também opiniões a respeito da não participação da candidata Dilma Rousseff.
O desempenho de José Serra foi classificado como médio para uma grande parte dos usuários. Respostas não diretas, muitas ponderações e o uso do "bom senso" como parâmetro para julgamento de várias questões, permearam as falas do candidato. Podemos atribuir essa postura a dois fatores: o ineditismo do evento e o público alvo do programa.

Por ser a primeira vez na história das eleições brasileiras que um debate com esse foco é realizado, não só Serra, mas também Marina e Plínio, em vários momentos preferiram não polemizar. O risco de repercussão negativa em um público extremamente segmentado, e importante na decisão do pleito, é muito alto. A melhor saída foi, muitas vezes, o não-posicionamento que fosse conflitante à doutrina católica.

Durante o debate José Serra se posicionou contra o aborto e o plebiscito proposto por sua concorrente, Marina Silva. Classificou também a proposta de controle social da mídia de "perigosa".

  • Laura Xavier
    Laurafwx_ Serra ta meio enrolado para falar sobre acreditar em Deus #debatetvcatolica

  • André Q. Bittencourt
    aqbittencourt bacana a resposta de #Serra para a primeira questão... #debatetvcatolica -

  • Wilton Palha
    wpalha @joseserra constrangido ao responder em uma emissora católica sobre a união homossexual e sobre a liberdade religiosa. #debatetvcatolica

  • Raphael Tsavkko
    Tsavkko Gente, que piada!!! Defesa da castidadE? WTF???????? #debatetvcatolica E o Serra segue TUDO à risca, joga pra platéia!

  • onkoto
    onkoto Serra critica controle social da mídia que Plínio diz aprovar #debatetvcatolica

  • Du Mattu
    Du_Mattu #debatetvcatolica Contrdive social sim! Serra hipócrita censurou a TV Cultura por questões levantadas sobre a máfia dos pedágios de SP

  • Marie-Noëlle
    MarieCBP #debatetvcatolica respondeu bem à pergunta o Serra, mas continuo sem saber: é contra ou a favor do aborto?

  • Caê Martins
    caemartins #debatetvcatolica @joseserra_ e sua biografia com a Igreja. Só a @silva_marina não relembrou seus tempos católicos.

  • -- this quote was brought to you by quoteurl

  • Thiago
    ribas_santos Parabéns a @Silva_marina também. Legal ela comparecer independente da religião que ela pratica. #DebateTVCatolica

  • Florisvaldo Guedes
    florisv #debatetvcatolica: Marina é contra o aborto, mas defende um plebiscito.

  • Tiago Mendes
    tiagobmendes a que se sai melhor ate o momento é marina, muito clara, coerente e esclarecedora. a fvr do plebicito. #muitobom #debatetvcatolica

  • Wilton Palha
    wpalha Castidade como método para combater a AIDS. @joseserra se coloca favorável e silva_marina apoia. #debatetvcatolica

  • guipontes
    guipontes #debatetvcatolica certo certo certo #Marina. Ninguém é bom ou mal. Os partidos tem bons e maus. Plinio tem esse radicalismo na veia eim..

  • Cleciii
    Cleciii A Marina...só ta enrolando....parece tudo cor de rosa...o Brasil é maior q isso #debatetvcatolica

  • Marcelo Fernands
    marcelofernands Estou vendo o #debatetvcatolica e percebendo que a Marina melhorou MUITO em relação ao debate da Band.

  • -- this quote was brought to you by quoteurl
    O desempenho de Marina Silva durante o #debatetvcatolica dividiu a opinião dos usuários. Seguindo com sua "linha da conciliação", a candidata apostou mais uma vez no discurso "não existe o bom e o mal" na política. "Se eleita, vou chamar os melhores de cada partido. No meu governo não haverá loteamento de cargos" afirmou em certo momento do debate.

    Mesmo diversas vezes comportando-se de forma mais assertiva, a candidata recebeu críticas de alguns usuários que a classificaram como "morna". Outros, como o @marcelofernands comenta ao lado, enxergaram a melhora na atuação de Marina.

  • Francisco Borges
    thescoborges Na abertura do debate da TV Canção Nova será lido uma carta da candidata @dilmabr justificando sua ausência. #debatetvcatolica


  • Mauro de Bias
    MaurodeBias A @dilmabr fugiu do #debatetvcatolica. Queremos explicações, dona Dilma.

  • Dilma Rousseff
    dilmabr Olha q interessante,o Pato Fu interpretando músicas de sucesso usando instrumentos de brinquedo. http://www.youtube.com/watch?v=9zuBXnp9D0s

  • Dilma Rousseff
    dilmabr Foi um longo dia, mas muito bom. Começou bem cedo, com Lula em São Bernardo do Campo: http://migre.me/16Nfr

  • Luciana Fiori
    lucianafiori @dilmabr assistindo video do pato fu..enquanto isso...a gente querendo saber o q ela pensa sobre assuntos mais sérios #debatetvcatolica

  • -- this quote was brought to you by quoteurl
    Dilma Rouseff agradeceu o convite da rede de televiões católicas no dia 18, mas justificando que a CNBB também propõs um debate similiar, e que no conflito de compromissos de agenda, disse que não poderia participar. Ao lado, o vídeo do momento em que um jornalista lê o comunicado enviado pela Assessoria de Imprensa da candidata.

    Mesmo não comparecendo nos estúdios, Dilma Rousseff foi alvo de vários comentários de seus concorrentes diversas vezes durante o programa. As falas dos outros candidatos ironizaram dados apresentados por ela em seus programas eleitorais e ainda fizeram críticas a respeito de decisões tomadas no último governo.

    O momento máximo de menções à Dilma aconteceu pouco tempo depois do início do debate, quando a conta @dilmabr enviou duas mensagens no Twitter. A reação dos usuários foi de surpresa e questionamento, já que a candidata havia justificado sua ausência por ter "uma agenda apertada".

    Até o momento, não foi justificado se a mensagem foi automatizada, com um tweet programado, ou fruto de uma atualização que partiu de um envio manual realmeente durante a exibição do programa.

    0 comentários:

    Para postar um comentário

    O Radar Eleitoral utiliza o sistema Disqus para o gerenciamento de comentários, no entanto alguns navegadores não tem conseguido carregá-lo corretamente. Se você está vendo esta mensagem é provável que esteja usando um desses navegadores.

    Para uma melhor visualização, experiência e segurança em sua navegação recomendamos o Mozilla Firefox.

    Se preferir, faça seu comentário no campo abaixo e ele será posteriormente sincronizado com Disqus. Obrigado.